Jesus

"Tudo posso Naquele que me fortalece..."

Seu espaço virtual

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A LÍNGUA PORTUGUESA




A LÍNGUA PORTUGUESA
I – HISTÓRIA (Resumo)
O Português é derivado do latim, língua falada em uma região da Península Itálica - o Lácio (onde hoje se localiza Roma). Mais tarde, passou a ser a língua dominante de toda península. Com as sucessivas invasões romanas, o latim foi levado para os países conquistados. A Península Ibérica, Portugal e Espanha, foi uma das províncias dominadas e também levada a assimilar a língua falada pelos dominadores a qual sofreu várias modificações, entre elas: a língua falada pelos soldados romanos não era o latim culto, era o latim coloquial e as conquistas romanas ocorreram em épocas diferentes e numa vasta extensão geográfica. Estes e outros fatores deram origem à formação das chamadas línguas neolatina ou românicas: o romeno, o francês, o espanhol, o italiano e o português.

II – FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Foi decisiva a transformação do latim vulgar para a formação da língua portuguesa; outros fatores, porém, tiveram também especial importância no processo de seu desenvolvimento. Segue-se abaixo alguns destes fatores que foram decisivos neste processo:
A invasão dos bárbaros(vândalos, suevos e os visigodos) na Península Ibérica (séc. V) enfraqueceu o domínio romano;
Os árabes chegam no séc. VIII e a língua oficial passa a ser o árabe, influenciando o latim vulgar e modificando-o;
Surgem vários dialetos, entre eles, o galego-português, do qual surgiu o português.
A partir de meados do século XIV, começa haver uma diferenciação cada vez maior entre o galego, falado na Galiza, e o português. Assim, o falar da nacionalidade portuguesa passa a se diferenciar de outras regiões.

III – ÉPOCAS E FASES
v PRÉ-HISTÓRICA – desde as origens da língua até o séc. IX. Neste período surgem os primeiros documentos latino-portugueses.
v PROTO-HISTÓRICA – do séc. IX ao XII. Os textos que então aparecem comprovam a existência do dialeto galaico-português.
v HISTÓRICA – do séc. XII até nossos dias. Os textos aparecem redigidos em português. Nesta época, temos duas fases: arcaica e moderna.

III – EXPANSÃO
A língua portuguesa espalhou-se rapidamente por todas as partes do mundo, a partir das grandes descobertas marítimas empreendidas pelos lusitanos.
Hoje, a língua portuguesa é falada nas seguintes regiões:
· Europa: Portugal, Ilha da Madeira, Açores;
· América: Brasil;
· África: Cabo Verde, Guiné, Angola, Moçambique, Zanzibar, MOmbaça;
· Ásia: Goa, Ceilão, Macau Java, Singapura;


IV - O PORTUGUÊS NO BRASIL


Como sabemos, foram os lusitanos que trouxeram para cá a língua portuguesa. Aqui eles encontraram nações indígenas que falavam, na sua maioria, o tupi.


Os tupis-guaranis foram os primeiros indígenas que entraram em contato com os colonizadores lusos. Por esta razão, pode-se dizer que o índio foi um elemento importanteno processo de colonização do Brasil. A partir do séc. XVII, com a vinda de numerosas famílias portuguesas, o idioma indígena foi perdendo terreno em relação ao portugês. Todavia, grande número de palavras tupis permanecem em nosso léxico: Aracaju, Botucatu Canindé, Jaú, Iracema, Juçara, açaí, abacaxi, caipira, carioca, jararaca, saci, perereca etc.


Com a vinda dos negros para o Brasil, a nossa língua tornou-se mais grandiosa, com muitas palavras e expressões de origem africana: angu, candomblé, senzala, vatapá, caruru, tanga, cachimbo etc.


Desta forma, a Língua Portuguesa tornou-se uma língua rica em palavras e expressões, todavia, devemos lembrar que esta riqueza apenas se dá no campo do lexico; não interferiram no modo de falar do nosso povo.




segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

2013 - UM ANO DE NOVAS PROPOSTAS, MOTIVAÇÕES E REALIZÕES


Olá caros amigos e amigas,
Estamos retomando nossas atividades e com elas, o nosso compromisso de aprender. Discutindo e exercitando a nossa GRAMÁTICA, teremos este ano algumas novidades: conteúdos novos, vídeo-aulas,novos exercícios, atividades que se destacam em nossa cidade na aprendizagem da Língua Portuguesa etc. Vamos fazer deste blog um espaço de aprendizagem, no qual, todos são responsáveis por este exercício linguístico-normativo e, acima de tudo aprimorar os nossos conhecimentos.

Abraços.