
A LÍNGUA PORTUGUESA
I – HISTÓRIA (Resumo)
O Português é derivado do latim, língua falada em uma região da Península Itálica - o Lácio (onde hoje se localiza Roma). Mais tarde, passou a ser a língua dominante de toda península. Com as sucessivas invasões romanas, o latim foi levado para os países conquistados. A Península Ibérica, Portugal e Espanha, foi uma das províncias dominadas e também levada a assimilar a língua falada pelos dominadores a qual sofreu várias modificações, entre elas: a língua falada pelos soldados romanos não era o latim culto, era o latim coloquial e as conquistas romanas ocorreram em épocas diferentes e numa vasta extensão geográfica. Estes e outros fatores deram origem à formação das chamadas línguas neolatina ou românicas: o romeno, o francês, o espanhol, o italiano e o português.
II – FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Foi decisiva a transformação do latim vulgar para a formação da língua portuguesa; outros fatores, porém, tiveram também especial importância no processo de seu desenvolvimento. Segue-se abaixo alguns destes fatores que foram decisivos neste processo:
A invasão dos bárbaros(vândalos, suevos e os visigodos) na Península Ibérica (séc. V) enfraqueceu o domínio romano;
Os árabes chegam no séc. VIII e a língua oficial passa a ser o árabe, influenciando o latim vulgar e modificando-o;
Surgem vários dialetos, entre eles, o galego-português, do qual surgiu o português.
A partir de meados do século XIV, começa haver uma diferenciação cada vez maior entre o galego, falado na Galiza, e o português. Assim, o falar da nacionalidade portuguesa passa a se diferenciar de outras regiões.
III – ÉPOCAS E FASES
v PRÉ-HISTÓRICA – desde as origens da língua até o séc. IX. Neste período surgem os primeiros documentos latino-portugueses.
v PROTO-HISTÓRICA – do séc. IX ao XII. Os textos que então aparecem comprovam a existência do dialeto galaico-português.
v HISTÓRICA – do séc. XII até nossos dias. Os textos aparecem redigidos em português. Nesta época, temos duas fases: arcaica e moderna.
III – EXPANSÃO
A língua portuguesa espalhou-se rapidamente por todas as partes do mundo, a partir das grandes descobertas marítimas empreendidas pelos lusitanos.
Hoje, a língua portuguesa é falada nas seguintes regiões:
· Europa: Portugal, Ilha da Madeira, Açores;
· América: Brasil;
· África: Cabo Verde, Guiné, Angola, Moçambique, Zanzibar, MOmbaça;
· Ásia: Goa, Ceilão, Macau Java, Singapura;
IV - O PORTUGUÊS NO BRASIL
Como sabemos, foram os lusitanos que trouxeram para cá a língua portuguesa. Aqui eles encontraram nações indígenas que falavam, na sua maioria, o tupi.
Os tupis-guaranis foram os primeiros indígenas que entraram em contato com os colonizadores lusos. Por esta razão, pode-se dizer que o índio foi um elemento importanteno processo de colonização do Brasil. A partir do séc. XVII, com a vinda de numerosas famílias portuguesas, o idioma indígena foi perdendo terreno em relação ao portugês. Todavia, grande número de palavras tupis permanecem em nosso léxico: Aracaju, Botucatu Canindé, Jaú, Iracema, Juçara, açaí, abacaxi, caipira, carioca, jararaca, saci, perereca etc.
Com a vinda dos negros para o Brasil, a nossa língua tornou-se mais grandiosa, com muitas palavras e expressões de origem africana: angu, candomblé, senzala, vatapá, caruru, tanga, cachimbo etc.
Desta forma, a Língua Portuguesa tornou-se uma língua rica em palavras e expressões, todavia, devemos lembrar que esta riqueza apenas se dá no campo do lexico; não interferiram no modo de falar do nosso povo.